Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Eu e o Hashimoto. Quem?

Oi Pessoal!

Há mais ou menos 1 ano, descobri a Tireoidite de Hashimoto. Antes de explicar o que é isso vou contar como cheguei ao diagnóstico.

Eu era bem magra quando entrei na faculdade, mas com a vida desregrada na época, vi a balança subir, quando me formei devia ter engordado uns 10 quilos, mas tempos depois me assustei a perceber que não estava na minha melhor forma. Não é nada bom vestir roupas e não servir, minha autoestima então, estava no lixo. Clubes, praias e viagens se tornaram torturantes, quando eu tinha que colocar um biquíni.

Certo dia minha mãe notou que meu pescoço parecia inchado, como se tivesse um calombo na altura da garganta, eu pensei que deveria ser gordura. Comecei a fazer a dieta dos pontos, atividades físicas e nada de emagrecer, era fumante, me casei e parei de fumar, só engordando, no meio disso tudo uma tia minha teve câncer na tireoide e descobri que minha mãe há anos tinha Hipotireoidismo, como se não bastasse minha avó paterna já passou pelo Hipertireoidismo. Logo pensei: Posso estar com algum problema na tireoide, genética!

Desconfiada fui à uma endocrinologista, que descobriu 3 nódulos na minha tireoide e após fazer um ultrassom descobri a Tireoidite de Hashimoto, porém ela não me explicou nada, não me medicou e eu fiquei perdida.

Logo, marquei outro médico um pouco melhor que a primeira e ele me pediu uma biopsia da tireoide e disse que era uma doença auto-imune crônica e como não havia desenvolvido o Hipotireoidismo não precisava tomar e remédio e meu deu um ansiolítico.

Tomei o ansiolítico, mas a balança vivia alterando, engordava e emagrecia num efeito sanfona terrível, até que cheguei no meu limite, com vários sintomas  do Hipotireoidismo:

  • Desanimo;
  • Cansaço; 
  • Cabelo caindo;
  • Depressão;
  • Sono durante o dia; 
  • Insônia;
  • Aumento de peso.

Resolvi procurar um médico particular, pois estava insatisfeita com tratamento oferecido pelos médicos de convênio, as consultas duravam 10 minutos, sem explicações e sem resultados, até que finalmente encontrei, apesar de caríssima a consulta, alguém que me explicou o que é a Tireoidite de Hashimoto e o que ela pode trazer de consequência para minha saúde. Para você ter uma ideia sobre o que é o Hashimoto, por favor assista os vídeos abaixo:






O médico me explicou e até desenhou o que estava acontecendo com a minha tireoide e pediu para eu pensar numa dieta para seguir, me deu 2 opções, uma dieta de baixo carboidrato e outra com contagem de pontos. Escolhi a dieta de baixo carboidrato, no começo comecei me sentindo muito bem, mas posteriormente comecei a ter dificuldades para continuar. Agora estou buscando novos caminhos, mas isso é assunto para outro post.

Vamos ficar atentos aos sintomas e estudar sobre o assunto, segue abaixo, algumas dicas de conteúdo para você entender melhor a Tireoidite de Hashimoto.


 http://www.indatir.org.br/p/tireoidite-hashimoto.html

http://drauziovarella.com.br/letras/h/tireoidite-de-hashimoto/

http://www.copacabanarunners.net/tireoidite-hashimoto.html 

Espero ter ajudado de alguma forma que tem o Hashimoto ou suspeita.

Na próxima contarei sobre o tratamento alternativo que estou fazendo, com dicas de alimentação também.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário